Uma luz à quem precisa estar atento:
Risos, brincadeiras, piadas e truques de ilusionismo, tudo isso para falar de um assunto muito sério: Fraudes e Golpes nas Empresa
Essas são as Técnicas utilizadas pelo Perito Criminal Arnaldo Ferreira dos Santos, em suas Palestras e Cursos que realiza pelo Brasil.
De acordo com o Perito e Consultor na área de Prevenção a Fraudes, 86% das Fraudes, acontecem não por habilidade do falsário, mas pela falta de informação, ingenuidade, boa fé, julgamento pela aparência de quem tem a responsabilidade no processo de identificação do cliente.
O comércio está frágil e vulnerável a ação de estelionatários, suas ações em treinamento estão muito focadas em atendimento, vendas, motivação, e esquecem que evitar prejuízo também é lucro. Infelizmente neste terreno fértil é que prospera o falsário.
Para ilustrar e comprovar a fragilidade, utilizamos 125 Carteiras de identidade de todos os Estados Brasileiros, 85 Cartões de Crédito, 06 Passaportes, demonstrativos salariais, atestados de residência de várias capitais e cidades de Brasil e Exterior, além de Reais e Dólares falsos.
Tudo isso, serve como material didático para ilustrar os mais diversos tipos de atuação de quadrilhas de estelionatários e os recursos tecnológicos utilizados.
Hoje em dia, enquanto as atenções do Mercado se voltam para a Prevenção de Fraudes Eletrônicas, Segurança de Banco de Dados, Criptografia, Assinatura Digitalizada, e outras questões ligadas à tecnologia.
A simples falsificação da carteira de identidade ainda e responsável por 72% dos golpes aplicados no Comércio e Bancos. Vamos imaginar que alguém consiga entrar no banco de dados de uma instituição e tenha acesso às senhas de outras pessoas, conseguindo com isso transferir recursos para sua conta corrente, basta um simples rastreamento e logo será descoberta a fraude (são vários os casos), portanto, independentemente do nível de sofisticação da fraude o estelionatário estará utilizando o mais elementar dos recursos, que é uma carteira de identidade falsa.
Contudo, mais fácil do que falsificar uma carteira de identidade, é descobrir a falsificação, razão pela qual se recomenda aos estabelecimentos que solicitem SEMPRE o documento do cliente, uma vez nas mãos, poderá examiná-lo adequadamente, tomando sempre o cuidado para não constranger o cliente.
Agindo dessa forma, é possível descobrir uma série de características que indicam a falsificação. Na maioria dos casos, as falsificações são tão óbvias, tão elementares, que somente por descuido ou negligência de quem está atrás do balcão, elas passam despercebidas.
De acordo com o consultor, outra maneira de checar a identidade do cliente é fazer perguntas, ainda que tenha os documentos em mãos, coisas do tipo:
“Senhor fulano de tal, o nome de sua mãe por favor? ” ou então, “Qual sua data de nascimento? ” essas perguntas podem deixar o golpista em maus lençóis, ou desestabiliza-lo emocionalmente, criando um desconforto e nervosismo , pois em geral, eles têm vários nomes e documentos falsos e não conseguem memorizar todos os dados.
O mais comum é que eles saibam apenas o número do RG, o que tradicionalmente se pergunta ao cliente nas lojas. É natural que esses cuidados se aplica, quando se tratar de uma pessoa estranha ao estabelecimento, sem nenhuma referência, uma vez comprovada sua idoneidade, o mínimo que se deve fazer é explicar que todo esse cuidado a para sua própria segurança, pois caso o cliente tivesse seus documentos perdidos, roubados, clonados, ou extraviados, jamais alguém poderia fazer uso indevido dos mesmos.
Quer fazer um Curso de:
PREVENÇÃO À FRAUDES E GOLPES NO COMÉRCIO
FRAUDES CORPORATIVAS
TÉCNICAS DA PREVENÇÃO SOBRE CRIMES DE LAVAGEM DE DINHEIRO (PLD)
GRAFOSCOPIA COMERCIAL E BANCÁRIA
DOCUMENTOSCOPIA
PAPILOSCOPIA
SEGURANÇA BANCÁRIA / ASSALTO A BANCOS
SEGURANÇA BANCÁRIA / PREVENÇÃO A ASSALTO A BANCOS
SEGURANÇA EM COOPERATIVAS DE CRÉDITO
PERÍCIAS GRAFOTÉCNICAS
Arnaldo Ferreira dos Santos
Santo Antônio de Lisboa - Florianópolis/SC
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